Na Europa, todo o equipamento de proteção individual deve ter a marcação CE e estar em conformidade com a diretiva de Epis 89/686/CEE antes de poder ser colocado no mercado. Para demonstrar a conformidade com os requisitos básicos da diretiva, o produto pode obter a certificação das normas aplicáveis nacionais e harmonizadas.
As máscaras de soldadura que incorporam filtros de proteção estão cobertas pelas normas EN 175, EN 166, EN 169 (filtros passivos) e EN 379 (filtros de escurecimento automático).
Centro de segurança de soldadura
Perigos oculares
Como escolher a máscara correta
Além disso, existem classificações relativas ao campo de utilização
No caso das normas EN 166 e EN 379, relativamente à qualidade ótica do filtro de soldadura ou ao visor facial, são classificadas de 1 a 3, em que 1 é a melhor. No caso dos filtros de soldadura passivos e viseiras, há apenas uma classificação de classe ótica. No caso dos filtros de soldadura de escurecimento automático, existem quatro partes da classificação: classe ótica/difusão de luz/variações na dependência angular da transmitância luminosa.
Os filtros de soldadura da 3M estão marcados com o intervalo de tons e as classificações óticas correspondentes. Nota: a seguir, encontra-se um exemplo de filtro de soldadura 3M™ Speedglas ™ SL (EN 379). A classificação válida está marcada no filtro de soldadura.
Continue para o passo 3 para obter uma descrição geral dos filtros e máscaras de soldadura 3M™ para as suas aplicações de soldadura.