Quando um ruído perigoso está presente no local de trabalho, considere se podem ser utilizados controlos de ruído para reduzir a exposição do trabalhador.
O conceito de uma Hierarquia de Controlos está bem estabelecido na saúde e segurança ocupacional. Simplificando, é mais eficaz eliminar ou reduzir a gravidade do perigo de que ao mudar a forma como as pessoas trabalham ou exigir que os trabalhadores utilizem equipamentos de proteção.
Por exemplo, o empregador pode adotar uma abordagem Buy Quiet, ao definir equipamentos e processos menos ruidosos durante a fase de projeto. No entanto, se não for possível eliminar o ruído, há abordagens de redução do risco de perda auditiva induzida por ruído, através de uma solução técnica ou da aplicação de uma política administrativa para limitar a exposição ao ruído.
Os Controlos Técnicos implicam modificar o equipamento, processo ou ambiente de alguma forma para que seja criada ou transmitida menos energia sonora aos trabalhadores. Muitas vezes, a abordagem mais eficaz é identificar e tratar a fonte de ruído de acordo com os resultados de uma pesquisa de controlo de ruído.
Os Controlos Administrativos são políticas destinadas a reduzir a exposição ao ruído, limitando o tempo que os trabalhadores passam em áreas com níveis elevados de ruído. Estas políticas são muitas vezes necessárias quando os controlos técnicos não são viável nem económicos.
Controlar o ruído:
• Absorção
• Ponderação A
• Buy Quiet
• Atenuação
• Isolamento
• Estudo de Ruído
• Reflexão
• Média Ponderada no Tempo
Os empregadores que controlam o ruído através de vários métodos podem obter diversos benefícios:
Embora seja possível optar por consultar um técnico de controlo do ruído para avaliar a situação e desenhar soluções, é extremamente benéfico envolver os trabalhadores com atividade em áreas ruidosas numa equipa empenhada em encontrar maneiras de reduzir o ruído. Um consultor pode trazer grande conhecimento técnico, mas as pessoas que passam os dias rodeadas de barulho podem propor algumas das soluções mais práticas e simples, porque conhecem bem os processos e o equipamento.
Pode parecer óbvio, mas o processo de controlo de ruídos perigosos no local de trabalho não pode realmente começar sem que o empregador tenha concluído uma avaliação de risco do ruído e analisado os resultados. Ao monitorizar o ruído em diferentes áreas das instalações e ao conduzir a realização de estudos de ruído em diferentes processos, tarefas e ferramentas, os empregadores podem recolher os dados necessários à identificação de grupos de trabalhadores e áreas onde os controlos de ruído são mais necessários e dar prioridade a onde e como gastar o valioso recurso de controlo do ruído para alcançar os melhores resultados. Uma pesquisa de controlo do ruído mais detalhada pode ser feita em seguida para identificar as fontes de ruído e selecionar a solução mais adequada ao controlo do ruído.
Tornar o equipamento e os processos menos barulhentos durante as fases de projeto e de fabrico é mais eficaz e economicamente mais eficiente do que implementar controlos de ruído mais tarde. Buy Quiet é um tipo de Prevenção Através do Design, que dá prioridade à eliminação ou controlo do perigo, definindo máquinas ou ferramentas que geram menos ruído. Isto é conseguido quando um novo processo de produção está na fase de projeto ou quando são substituídos equipamentos ou processos mais antigos.
Dar prioridade aos projetos potenciais de controlo do ruído é um passo importante para alcançar o resultado mais económico. Embora possa parecer lógico concentrar a atenção na mais alta fonte de ruído nas suas instalações, é possível conseguir uma redução mais significativa dos riscos da exposição do trabalhador ao ruído começando por controlar o ruído nas áreas mais perto do local onde uma grande percentagem dos trabalhadores estão a trabalhar. Alguns controlos de ruído são razoavelmente baratos e, quando bem sucedidos, podem ganhar enorme apoio dos colaboradores e da gestão.
Muitas vezes é necessário implementar uma abordagem multifacetada, envolvendo controlos técnicos e administrativos
Os empregadores são obrigados a controlar o ruído conforme detalhado na Diretiva Europeia 2003/10/CE sobre Agentes Físicos (Ruído). Demonstrar se determinada solução de controlo do ruído é tecnicamente viável pode ser bastante simples, mas a economia envolvida pode ser mais difícil de avaliar.
Algumas das questões a considerar são:
Realize medições de ruído assim que os controlos estiverem instalados e, periodicamente, verifique e documente os resultados. Estabeleça um cronograma para monitorizar a eficácia dos materiais e mecanismos de controlo do ruído à medida que o tempo passa e, potencialmente, a deterioração que vão sofrendo devido ao desgaste próprio do tempo. Sempre que são introduzidas alterações aos processos e à produção, analise os efeitos possíveis relativamente aos controlos do ruído existente.
Os valores limite de exposição e os valores de ação de exposição encontram-se detalhados na Diretiva Europeia 2003/10/CE sobre Agentes Físicos (Ruído). Devem ser disponibilizados protetores auditivos adequados aos trabalhadores ao atingir o Valor Mínimo de Exposição, e rigorosamente impostos ao atingir o Valor Máximo de Exposição. A utilização de protetores auditivos ao atingir o Valor Limite encontra-se claramente explicada.
Caso não seja possível controlar o ruído na fonte até aos limites de exposição permitidos, tal como definido na Diretiva Europeia 2003/10/CE sobre Agentes Físicos (Ruído), os empregadores devem disponibilizar dispositivos de proteção auditiva adequados e garantir a sua utilização nas áreas designadas. O Documento Normativo Europeu EN 458:2016 contém informações completas sobre o processo de seleção, utilização e manutenção correta dos protetores auditivos. O teste de ajuste está incluído no Documento Normativo Europeu como forma de melhorar o desempenho dos protetores auditivos e a 3M recomenda vivamente a realização do teste de ajuste como um precioso programa motivacional e de formação.
Fonte
A fonte do ruído é um objeto vibrador — uma máquina ou ferramenta geradora de vibração que irradia para a área de trabalho como ruído.
Via
O ruído desloca-se através do ar, é claro, mas também através de materiais sólidos, tais como pavimentos, paredes e janelas.
Recetor
Na conservação auditiva, o recetor é o trabalhador.
Os Controlos Administrativos são políticas destinadas a reduzir a exposição ao ruído, limitando o tempo que os trabalhadores passam em áreas com níveis elevados de ruído. Estas políticas são muitas vezes necessárias quando os controlos técnicos não são viável nem económicos.
Por exemplo, o empregador pode adotar uma abordagem Buy Quiet, ao definir equipamentos e processos menos ruidosos durante a fase de projeto. No entanto, se não for possível eliminar o ruído, há abordagens de redução do risco de perda auditiva induzida por ruído, através de uma solução técnica ou da aplicação de uma política administrativa para limitar a exposição ao ruído.
Fonte
Via
Recetor
Os Controlos Técnicos implicam modificar o equipamento, processo ou ambiente de alguma forma para que seja criada ou transmitida menos energia sonora aos trabalhadores. Muitas vezes, a abordagem mais eficaz é identificar e tratar a fonte de ruído de acordo com os resultados de uma pesquisa de controlo de ruído.
Fonte
Via
Recetor
Imagens de controlo do ruído utilizadas por cortesia da Associates in Acoustics, Inc.
Os benefícios do controlo eficaz do ruído (descrito acima) podem ser aumentados através da implementação de uma política de compras Buy Quiet.
Porquê Buy Quiet? Adaptado do NIOSH* EUA
A perda auditiva induzida por ruído pode ser evitada se os níveis de exposição diária ao ruído forem reduzidos para os limites de exposição definidos na Diretiva Europeia 2003/10/CE sobre Agentes Físicos (Ruído). A política Buy Quiet pode ajuda os empregadores a manter-se abaixo dos níveis de exposição permitidos. Especificar menos ferramentas e processos ruidosos durante a fase de projeto pode ajudar os empregadores a evitar controlos dispendioso de ruído uma vez que foram assumidos compromissos a longo prazo.
Os Benefícios da Política Buy Quiet
Avaliar a poupança de custos
As ferramentas que pode utilizar para avaliar a rentabilidade de uma abordagem Buy Quiet estão disponíveis clicando aqui.
Exemplos de Estratégias de Controlo Bem Sucedidas
O programa de prémios Safe-in-Sound reconhece os empregadores e outras organizações que têm tido sucesso ao implementar programas da prevenção de perda auditiva e aplicado abordagens inovadoras para controlar a exposição do trabalhador ao ruído. Saiba mais online em www.safeinsound.us.
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