A exposição prolongada a ruídos perigosos pode ter efeitos nocivos sobre a saúde do trabalhador. Monitorize o estado de saúde auditiva dos trabalhadores expostos ao ruído para identificar mudanças e, em seguida, tome medidas para prevenir maiores danos.
O programa de testes audiométrico verifica os limiares auditivos dos trabalhadores e segue-os ao longo do tempo. O objetivo é detetar alterações ou mudanças na audição que possam sinalizar os estágios iniciais da perda auditiva induzida por ruído. A identificação antecipada dos sinais e sintomas permite aos empregadores intervir antes que os sintomas se agravarem. Assim, parte do programa de testes audiométricos é garantir que sejam tomadas medidas de acompanhamento eficazes.
Os programas de monitoração audiométricos dependem da verificação dos limiares auditivos, de maneira consistente e uniformizada, utilizando pessoal competente e com formação. A sala de testes deve ser suficientemente tranquila para minimizar distrações permitindo obter limiares válidos. O rastreio auditivo de referência (audiograma) feito antes da primeira exposição do trabalhador ao ruído perigoso é posteriormente comparado com os rastreios auditivos rotineiros futuros. Regra geral, obtidos anualmente, estes resultados ajudam a identificar problemas, tais como deslocamentos do limiar auditivo.
Os programas de testes audiométricos podem ser oferecidos de várias maneiras, incluindo testes internos, fornecedores de serviços móveis, ou numa clínica de saúde. Podem ser efetuados por um audiologista ou um médico, mas são mais frequentemente feitos por técnicos audiométricos ou enfermeiros de saúde ocupacional com formação especializada. Os audiogramas problemáticos devem ser analisadas por um audiologista ou um médico para ajudar a determinar as ações de acompanhamento. Por exemplo, nalguns casos, o acompanhamento médico é necessário. Se ocorrer perda de audição permanente, um profissional pode ajudar a determinar se está relacionada com o ruído no local trabalho.
Os resultados audiométricos podem ser utilizados individualmente para dar formação aos trabalhadores sobre a sua saúde auditiva. Além disso, é possível analisar toda a base de dados audiométricos para identificar tendências e desenvolver planos de intervenção adequados. Os resultados dos rastreios auditivos devem desencadear ações de acompanhamento.
• Audiograma anual
• Audiograma
• Audiologista
• Audiograma de referência
• Revisão de referência
• Simulador bio-acústico
• Calibragem
• Decibel
• Nível de audição
• Limiar de audição
• Hertz
O agendamento de testes depende, em parte, do método escolhido para entrega. Por exemplo, os testes podem ser repartidos ao longo do ano ou realizados anualmente na mesma semana ou mês. Podem ser incluídas algumas considerações para agendamento; a época ou estação do ano, os tempos de início e de fim do turno de trabalho e a disponibilidade dos trabalhadores para ficar longe das suas tarefas. Os trabalhadores que precisam de fazer um teste de referência devem utilizar proteção auditiva ou evitar a exposição ao ruído no local de trabalho durante as14 horas que antecedem o teste.
A realização de rastreios auditivos também confere outras oportunidades de interação com os trabalhadores. Pode ser disponibilizada formação adicional e verificadas as condições e o ajuste da proteção auditiva.
Segue-se um resumo dos testes audiométricos. Os requisitos específicos podem variar de um país membro da UE para outro, consulte sempre o regulamento nacional para mais orientações.
Quem precisa de um exame audiométrico?
Normalmente, todos os trabalhadores que estão expostos ao Valor Máximo de Exposição LEX, 8h = 85 dB(A) ou a um valor superior devem ser incluídos em um programa de monitorização audiométrica.
Quem pode realizar os testes audiométricos?
O teste pode ser concluído por uma pessoa competente, como um audiologista, um enfermeiro de saúde ocupacional ou um médico.
Testes de referência
Habitualmente, são realizadas medições de referência ao contratar um novo trabalhador, quando houver alteração nas medições do ruído ou na aquisição de equipamentos novos. Verifique o regulamento nacional para aconselhamento mais detalhado, incluindo a frequência do teste.
Repetir o teste
Regra geral, os testes são repetidos anualmente se o trabalhador revelar alterações do limiar auditivo por comparação com o valor de referência. Consulte o regulamento nacional para mais informações.
Os testes são realizados numa cabina/sala audiométrica que cumpre aos critérios especificados. Informe-se junto de um audiologista, enfermeiro de saúde ocupacional e outras autoridades competentes.
Respostas a perguntas comuns
As exposições diárias ou semanais dos trabalhadores ao ruído atingem 85 dB(A)
Quando a exposição do trabalhador ao ruído exceder o Valor Máximo de Exposição e os testes audiométricos preventivos forem disponibilizados para os trabalhadores expostos a níveis de ruído acima do Valor Mínimo de Exposição.
Normalmente uma vez por ano, mas consulte o regulamento nacional para mais informações.
Sim, mas só se usar proteção auditiva durante a exposição ao ruído.
Sim.
Sim, desde que o fornecedor seja suficientemente competente para fazer as medições, interpretar os dados, e que o teste seja realizado sem custos para o trabalhador. É responsabilidade do empregador indicar um fornecedor adequado.
Sim, mas o teste de audição deve ser feito sem o aparelho auditivo. Se necessário, o trabalhador pode ser testado por um audiologista.
Sim, mas por vezes o tinnitus pode dificultar a obtenção de limiares válidos. Se os resultados forem inconsistentes, o trabalhador pode estar com dificuldade em distinguir o sinal sonoro do teste do zumbido nos ouvidos. Uma opção é reencaminhar o trabalhador para um audiologista obter um teste válido.
Uma das opções é usar um intérprete para explicar o objetivo do teste e as instruções. Alguns audiómetros têm uma funcionalidade adicional para ensinar o trabalhador através de auscultadores no idioma preferido.
Um exame visual do canal auditivo pode dar informações úteis sobre a saúde do ouvido e se o teste deve ou não ser realizado.
NOTA IMPORTANTE: Esta informação assenta nos requisitos nacionais atuais selecionados. Os requisitos locais ou de outro país podem ser diferentes. Consulte sempre as Instruções do Utilizador e siga os regulamentos nacionais. Este Website contém uma visão geral de informações genéricas e não deve ser invocado para a tomada de decisões específicas. A leitura desta informação não garante proficiência em segurança e saúde. A informação é atual a partir da data de publicação, e os requisitos podem mudar no futuro. Estas informações não devem ser invocadas isoladamente, dado que o conteúdo é muitas vezes acompanhado por informações adicionais e/ou esclarecedoras. Todas as leis e regulamentos nacionais aplicáveis devem ser cumpridos.
Para mais informações, contacte o representante da 3M.