Sempre que não seja possível utilizar um processo de soldagem para instalar uma peça de substituição não estrutural num veículo, poderá utilizar o processo de Reparação de União de Painéis da 3M™.
Se as instruções do fabricante forem seguidas, este produto pode ser utilizado para unir chapas de portas, de tejadilhos, painéis traseiros e partes laterais. O Adesivo estrutural de união de Painéis 3M™ foi concebido para fornecer uma alta resistência na união adicional ao painel exterior substituído, fornecendo simultaneamente uma alta resistência à corrosão. Quando utilizado de acordo com as instruções de utilização da 3M™, este produto é suportado com uma garantia vitalícia contra a corrosão.
O Adesivo estrutural de união de Painéis 3M™ não foi concebido para colar componentes estruturais de veículos como pilares, umbrais ou membros estruturais. Se não tiver a certeza se um componente específico é ou não estrutural, deverá efetuar a soldagem desse componente. Para reparações de base estrutural, considere a utilização do Adesivo Estrutural Resistente a Impactos 3M™.
Remova toda a tinta, ferrugem e contaminantes das superfícies a unir utilizando os Discos de Cerdas ou Discos de Limpeza e Decapagem 3M™ Roloc™.
Alise o metal, fixe a peça com grampos e verifique o alinhamento.
Limpe todas as áreas de união com Produto de Limpeza de Adesivos de Uso Geral 3M™ (PN08984).
Coloque o cartucho duplo com o adesivo na pistola aplicadora. Desenrosque a tampa do adesivo e dispense uma quantidade suficiente para equalizar o adesivo. Encaixe e fixe o bocal de mistura ao cartucho duplo.
Aplique uma gota de adesivo em todas as áreas de união (todas as superfícies de metal exposto).
O adesivo de união de painéis tem propriedades de inibição da corrosão e fornece uma aderência excelente a materiais como alumínio, SMC, FRP, aço e muito mais...
Espalhe o adesivo com a ajuda de uma espátula de plástico ou com um pincel para fornecer uma base, de forma a assegurar a proteção contra a corrosão.
Aplique uma gota adicional de adesivo ao painel de substituição ou à estrutura interior.
Pulverize com o Revestimento 3M™ 50410 Weld Thru II em todas as áreas de soldagem.
Fixe o painel com grampos na posição adequada.
Espalhe o adesivo "espremido" para vedar na parte exterior da junta ao longo da extremidade ligada do painel.
Efetue a soldagem das áreas adequadas. Poderá efetuar a soldagem assim que o painel estiver fixado com grampos.
Pulverize o interior do painel traseiro e as juntas soldadas com Cera para Cavidades Interiores 3M™ PN08901/ PN08911 ou PN08909/ PN08919.
Os grampos podem ser removidos após 4 horas e a 23°C. Se existir tensão, as peças necessitam de se manter fixas com grampos durante um período mais longo. O tempo de secagem pode ser acelerado através da aplicação de calor (não exceda os 120°C e durante 45 minutos). Deixe secar durante 24 horas antes de voltar a colocar o veículo em serviço.
Sempre que necessitar de utilizar um adesivo verdadeiramente estrutural para aplicações de ligação, recomendamos a seleção do produto IRSA PN07333. Este processo é especificado por vários OEMs (fabricantes) para absorção das forças de colisão. Este adesivo pode também ser utilizado em peças estruturais. Fornece uma aderência excelente ao aço de alta e baixa resistência, bem como a quaisquer peças de alumínio.
Limpe a área utilizando o Produto de Limpeza de Adesivos de Uso Geral 3M™ PN08984 aplicando com uma Toalhita Profissional para Painéis 3M™ PN34567 ou um Pano de Microfibra 3M™.
Remova toda a ferrugem, primário e tinta das áreas a unir, soldar ou rebitar utilizando um Disco de Esmerilagem 3M™ Grão 80 Roloc™ / Cinta tipo Lima Scotch-Brite™ ou um disco de tratamento de superfícies; efetue a união apenas em metal exposto, limpo e isento de ferrugem.
Teste o ajuste de todas as peças, incluindo rebites ou fixações e minimize os espaços de grandes dimensões entre as flanges de forma a assegurar uma união uniforme do adesivo.
Remova a peça do veículo.
Coloque o cartucho de adesivo na pistola aplicadora e abra e equalize o cartucho dispensando uma quantidade de produto suficiente para se assegurar que as partes A e B estão presentes na saída. Coloque uma boquilha de mistura 3M™ ao cartucho e encaixe-o com o aro fornecido com o cartucho. Dispense e elimine uma pequena quantidade de material através do bocal de mistura.
Aplique uma gota de adesivo em todas as superfícies de metal exposto de ambas as peças que pretende unir. Utilizando uma espátula de plástico ou um pincel de aplicação de ácidos, espalhe o adesivo de forma a cobrir todas as superfícies de metal.
Aplique uma gota de adesivo com 3 mm a 6 mm de diâmetro no centro da flange de UMA das peças (ou conforme especificado no Manual de Reparação Automóvel do OEM - fabricante). As flanges amplas ou com pequenos espaços poderão requerer uma gota de maiores dimensões. Aplique uma gota suficientemente grande para permitir que o adesivo preencha todos os espaços vazios, indicando que a união está totalmente vedada.
Una as peças através de grampos ou outros dispositivos de fixação com quaisquer fixadores mecânicos recomendados pelo OEM. Espalhe o excesso de adesivo de forma a vedar o exterior da junta ao longo de todas as extremidades unidas.
Efetue soldadura STRSW (soldadura por pontos de resistência do tipo compressão) nas áreas adequadas enquanto o adesivo não está seco. NÃO tente efetuar soldadura MIG através do adesivo. Coloque os rebites ou outros fixadores enquanto o adesivo não estiver seco, normalmente no espaço de 2 horas após a aplicação do adesivo.
Pulverize as cavidades interiores e quaisquer juntas soldadas com Cera para Cavidades 3M™ âmbar ou transparente.
Se as peças forem apenas unidas, os grampos podem ser removidos após 8 horas a uma temperatura de 23°C.