Após transportar o veículo danificado para a oficina, o primeiro passo a efetuar é a remoção de peças que impeçam o acesso fácil à totalidade da área a reparar.
Efetue o corte adicional de quaisquer painéis ou peças danificadas.
Para cortar o metal, a 3M™ tem na sua gama a Roda de Corte Cubitron™ II (disponível nos diâmetros de 75 mm e 115 mm), para utilizar com uma Máquina de Corte 3M™. Tal permite efetuar linhas de corte precisas, limpas e direitas e com uma ação de corte rápida.
Se existirem componentes estruturais localizados diretamente atrás do painel que pretende cortar, recomendamos a utilização da Lixadora de Bandas 3M™ Cubitron™ II para remover os pontos de soldadura do painel existente atrás da peça danificada. Tal ajuda a evitar a ocorrência de danos na parte posterior, permitindo poupar tempo e dinheiro já que não necessitará de berbequins específicos para aço de elevada resistência.
A 3M™ identificou 3 grãos abrasivos chave que ajudam a alcançar resultados de reparação ideais: P36, P60 e P80. Consoante as dimensões da área a reparar e da acessibilidade à área, poderá escolher entre vários tipos e diâmetros de abrasivo.
a) Utilize Discos 3M™ Cubitron™ II Roloc™ (de 50 ou de 75 mm) para obter uma troca rápida de máquina com o sistema de conexão rápida 3M™ Roloc™. O Sistema Roloc™ é codificado por cores, de forma a ajudar à identificação do grão adequado.
b) Utilize Discos de Fibra 3M™ Cubitron™ II (disponíveis em 115, 125 e 180 mm) para trabalhar em áreas de reparação de maiores dimensões que requeiram uma ação rápida de reparação.
c) Utilize as Bandas 3M™ Cubitron™ II para abrir os pontos de lixagem de uma forma ideal (em vez de utilizar uma broca). As Bandas Cubitron™ II encontram-se disponíveis em 3 tamanhos (10 x 330 mm, 13 x 457 mm e 20 x 520 mm de comprimento).
Com as Bandas 3M™ Cubitron™ II poderá remover facilmente quaisquer peças fixas através da soldadura a laser durante o processo OEM. "
O passo seguinte do processo é o alisamento e o alinhamento da área de reparação com a peça nova.
Necessitará de limpar as áreas de união, independentemente do processo que pretende utilizar (soldadura ou união). Se necessitar de chegar à chapa, utilize um dos seguintes processos:
A 3M™ oferece várias soluções para a pintura e remoção da ferrugem, consoante o tipo de equipamento que possui ou que pretende utilizar.
a) Utilize Discos de Cerdas 3M™ em máquinas de rotação elevada (8.000 - 18.000 RPM consoante as dimensões) para obter um acabamento excelente e homogéneo numa decapagem rápida.
b) Utilize Scotch-Brite™ CSD (Disco de Limpeza e Decapagem) XT para substratos resistentes com máquinas de 4.000 - 6.000 RPM. O Scotch-Brite™ CSD XT permite uma ação rápida e de longa duração, proporcionando um acabamento ligeiramente mais duro.
c) Utilize Scotch-Brite™ CSD (Disco de Limpeza e Decapagem) GP (suave) para substratos mais suaves como o alumínio com máquinas de 4.000 - 6.000 RPM. O Scotch-Brite™ CSD GP permite uma ação rápida e de elevado nível de flexibilidade, proporcionando um acabamento mais fino.
Todas as soluções acima indicadas são adequadas para a remoção de aparas de metal, mantêm o formato do aço intacto e minimizam a ocorrência de riscos de forma a fornecer um substrato limpo para soldar ou unir.
O passo seguinte do processo é determinado pela recomendação do OEM.
A 3M™ oferece soluções para a união e materiais de suporte para otimizar o processo de soldagem (tais como o Papel Protetor contra chispas de soldadura e também Equipamento de Proteção Individual para Soldar: máscara de proteção facial 3M™ Speedglas™ 100V DIN 8-12.)
Após fixar a nova peça à carroçaria, alise as linhas e pontos de soldagem utilizando novamente os Discos 3M™ Cubitron™ II Roloc™ ou as Bandas 3M™ Cubitron™ II - consoante a acessibilidade à área.
A chave para todos os processos numa oficina é o alinhamento dos requisitos de qualidade entre a área de chapa e a de pintura.
Um trabalho mais otimizado na área de Chapa permite manter a área de reparação mais pequena na pintura, permitindo assim obter um acabamento mais rápido, poupando tempo e dinheiro e logo uma maior produtividade e rentabilidade da Oficina. O grão ideal para a lixagem entre a área da chapa e a de pintura é o P120.