De forma a assegurar sempre o fornecimento de uma quantidade de oxigénio suficiente para as funções corporais vitais, o corpo necessita de obter ar puro regularmente. Ao efetuar a preparação para a pintura e durante a aplicação de tinta/betume/primário, o nosso corpo é exposto a substâncias potencialmente nocivas que podem comprometer a respiração e o funcionamento dos pulmões.
• Partículas - como pó ("Filtro P")
• Vapores como COVs/vapores de solventes - ("Filtro A")
• Pulverização excessiva de tinta - A2P2 - Combinação de filtros
As partículas como o pó ou certas substâncias líquidas podem ser filtradas através de máscaras de partículas. Os vapores e os gases são filtrados com a ajuda do carbono ativo.
As máscaras com filtro de partículas são classificadas através do volume e da classe de absorção - classes P1 - P3, em que a classe P3 é o nível mais elevado de proteção.
Os filtros de carbono ativo são classificados da mesma forma, embora sejam divididos apenas em 2 classes: A - em que a classe A2 é a mais elevada.
O filtro típico para a pulverização de tinta é o filtro A2P2, já que ficará submetido à presença de partículas e vapores simultaneamente.
Lembre-se: é importante trocar o filtro do equipamento de proteção respiratória regularmente - um filtro saturado não funcionará corretamente logo não o irá proteger adequadamente!
Os filtros de partículas quando se encontram cheios dificultam a respiração. Para os filtros de carbono ativo, recomenda-se a troca após 40 horas de utilização (no máximo). O "entupimento" destes filtros não é percetível.
Consulte sempre as diretrizes do seu país e da sua oficina para selecionar o tipo de proteção individual - a seguinte lista destina-se apenas a uma orientação geral. Certifique-se também de que segue sempre as instruções existentes sobre a proteção respiratória
Para lixagens breves com poeira não tóxica
Para tarefas de lixação ou soldagem standard (possivelmente deverá utilizar uma proteção adicional contra o ozono!)
Para operações com uma elevada concentração de poeira, também limitado a poeiras tóxicas. Em caso de incerteza, utilize proteção integral com uma alimentação de ar externo.
Ao aplicar a tinta, a utilização de máscaras de partículas não é suficiente devido à produção de aerossóis - estas partículas são tão finas que penetram nas máscaras de partículas.
Como tal, aquando a aplicação de tinta utilize produtos de filtro combinado ou sistemas de alimentação de ar independente de forma a ter um maior nível de segurança.