Em circunstâncias normais, a sua pele tem capacidades de auto-regeneração; no entanto, tal não significa que é invencível. A camada protetora da pele necessita sempre que manter um certo nível de hidratação e gordura de forma a funcionar corretamente. Só assim é que a elasticidade e a superfície da pele pode impedir a penetração de substâncias potencialmente nocivas.
A limpeza da pele deve ser sempre efetuada de uma forma cuidadosa e suave. Certifique-se de que o seu local de trabalho tem disponíveis substâncias de limpeza que forneçam a devida proteção dermatológica, além de produtos que suportem a função protetora da pele.
Idealmente, deverá proteger a pele com um creme de proteção dermatológica (sem silicone!). Ao fazê-lo, ajudará a impedir a fixação de sujidade e de resina na pele, facilitando a sua limpeza posterior.
No entanto, independentemente do nível de pré-proteção que efetuar, cuidar da pele após o dia de trabalho é igualmente importante. Após limpar a pele cuidadosamente, certifique-se de que esta seca totalmente mesmo entre os dedos e utilize um creme hidratante de rápida absorção.
1.) Sujidade na pele
2) Sabão/material de limpeza
3) Lave a sujidade com água
Ao adquirir vestuário de proteção, deverá certificar-se de que obtém materiais de boa qualidade fabricados em tecido leve e respirável, de forma a prevenir o sobreaquecimento e permitir trabalhar de forma confortável. Certifique-se também que o produto contém a classificação adequada para a tarefa de trabalho.
Para a maioria das operações de reparação automóvel, as luvas fabricadas (ou revestidas) com borracha nitrílica ou vinil oferecem proteção contra vários solventes. Certifique-se que utiliza este tipo de luvas para operações como a pesagem e mistura de betume e a aplicação de tinta ou betume. Deverá também utilizar luvas ao trabalhar com materiais solúveis em água.
Nas oficinas é necessário proteger as suas mãos contra quaisquer lesões do foro mecânico, como cortes e de influências químicas como óleos, adesivos, produtos de limpeza, vedantes, etc.
Encontra-se disponível uma gama de luvas para vários tipos de operações, certifique-se que utiliza sempre o tipo certo de luvas e que as troca de acordo com a operação que tenha em mãos.
O Calçado de Segurança para o trabalho deverá ser robusto e contar com propriedades de dissipação eletrostática. A utilização deste tipo de calçado é especialmente importante em cabines de pintura ou áreas com grelhas metálicas. Ao trabalhar com itens pesados com potencial de queda, recomenda-se também a utilização de biqueiras de aço.