Informação de suporte aos fornecedores de saúde oral e e prevenção de infeções durante a pandemia do COVID-19
A 3M está a responder à rápida mudança da pandemia COVID-19 ao fornecer suprimentos onde estes são mais necessários. Em todo o mundo, estamos a trabalhar com os clientes de saúde oral funcionários do governo e médicos, no intuito de fornecer produtos de primeira necessidade. A 3M tem aumentado a produção de serviços globais incluindo nos Estados Unidos, Asia Pacífico, Europa e America Latina.
Escolher o equipamento de proteção (PPE) é vital para a proteção dos profissionais de saúde e pacientes de alto risco em situações de contágio.
Em baixo apresentamos a lista das perguntas mais frequentes que são colocadas com respostas e links para uma mais rápida informação.
Não, as mascaras a nivel de saude oral têm diferentes niveis de resistencia aos fluidos, dependendo do material de que são feitos. É importante ler as especificações para determinar qual o modelo adequado para os procedimentos de saúde oral. Alem disso para proteger os pacientes de particulas expelidas pela água, as mascaras resistentes aos fluidos criam uma barreira que ajuda a fluidos de saliva ou sangue não atinjam nariz e boca.
De acordo com o CDC , o control de precauções e infeções , os profissionais de saúde oral, devem vestir equipamento adequado , incluindo máscaras , quando jatos ou sprays de sangue ou fluidos corporais são possíveis de ocorrer.
Na escolha da máscara, o profissional de saúde oral deve considerar , as resistências aos fluidos, capacidade de filtragem e capacidade respiratória
De acordo com o CDC a resposta à prevenção e a orientação de medidas para a COVID 19 , os profissionais de saúde de saúde oral devem escolher os mais eficazes equipamentos a nível de proteção disponíveis
Para esclarecimentos adicionais por favor visitar:
As máscaras cirurgicas foram desenhadas para reduzir o risco de contaágio das partículas expelidas pela saliva e muco.
Na Europa, os métodos dos testes e requerimentos para as máscaras cirurgicas estão especificadas no EN14683:2019+AC2019 para as máscaras faciais (máscaras cirurgicas). Máscaras Cirurgicas têm a marca CE como classe I a nível de dispositivos médicos de acordo com o EMDR (european medical device regulation)
De acordo com as normas standards, as mascaras cirurgicas têm de ser testadas para a sua:
Baseado no resultado dos testes BFE, as mascaras são divididas em dois tipos
Nas medidas standard, é mencionado que as máscaras cirurgicas tipo I devem ser apenas usadas para pacientes e outras pessoas para reduzir o risco de contágio particularmente em situações epidemicas e pandemicas. A máscaras tipo I de acordo com as normas não devem ser usadas por profissionais de saúde oral em salas de operações ou em situações com procedimentos similares, mas em vez disso usadas para uso pelos pacientes e outras pessoas para redução da disseminação da infeção.
De acordo com o estabelecido, as máscaras tipo II ( exemplo, máscaras com um mínimo BFE de 98%) pode ser testada e classificada como resistente aos respingos. A resistência aos respingos é referenciada com o capital "R". Isto quer dizer que as máscaras cirurgica tipo IIR são resistentes as respingos com um BFE mínimo de 98%.
Muitas vezes as máscaras apresentam um ajuste fraco, deixando espaços entre a máscara e a face. Verifique as especificações das máscaras para identificação da resistência de fluidos.
Os respiradores são desenhados para reduzir a exposição a partículas no ar. Os respiradores são testados e verificados.
Na Europa, os respiradores são testados de acordo com os testes EN 149-2001+A1 2009.
Quando os respiradores são testados de acordo com o EN 149, o conhecido, "total vazamento interno"(TIL) é medido. O TIL é defenido pelo somatóriio de: 12
Baseada nos resultados dos testes, os respiradores são divididos em 3 categorias: FFP1, FFP2, OU FFP3 (FFP significa filtração do filtro). O mínimo do critério de filtração para a TIL é de12
Sumário de diferenças entre Máscaras cirurgicas e respiradores;
Para informações adicionais por favor visite:
Respiradores e máscaras cirurgicas : Comparação - Boletim técnico (PDF, 309 KB)
Diferenças entre E149 e N95
Os mais importantes protocolos e sistemas de classificações para os dispositivos de proteção respiratórios . São os (Europeus) EN 149 Teste standard e os (EUA) N95 teste e protocolo.
A norma N95
O Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional (NIOSH) é a organização dos EUA responsável por testar e certificar os respiradores de máscara facial com filtro (FFRs). Dependendo dos resultados do teste, eles classificam os dispositivos de proteção respiratória em 9 categorias. Quais são: 14
Os números na classificação NIOSH indicam a eficiência mínima do filtro
N significa Não resistente ao óleo (adequado para uso em ambientes de saúde)
R para Resistente ao óleo.
P para Prova de óleo.
Os respiradores FFP2 standard e cirúrgicos são projetados para ajudar a reduzir a exposição do usuário a riscos de partículas no ar.
Os respiradores FFP2 são tipicamente usados em ambientes industriais e não são considerados resistentes a fluidos, enquanto os respiradores cirúrgicos N95 são resistentes a fluidos e tipicamente usados em ambientes de assistência médica.
Para informações adicionais, visite:
Teste de ajuste
Verificação do selo do utilizador
Máscaras médicas e respiradores são desenvolvidos e regulamentados como dispositivos descartáveis. No entanto, todos os fornecimentos ficaram limitados devido à pandemia do COVID-19.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças publicou no seu "Relatório Técnico de março de 2020" algumas orientações sobre como lidar com uma possível escassez de EPI. 2
Na página 2 desse relatório, podemos ler:
Para informações adicionais, visite:
A 3M está a colaborar com várias empresas e instituições de esterilização que estão a investigar formas de os hospitais descontaminarem com segurança os respiradores.
Nesse sentido, a 3M está comprometida em testar os respiradores da 3M em relação ao efeito dos processos de descontaminação no desempenho de ajuste e filtração.
Estamos no processo de testar respiradores 3M em várias empresas de esterilização.
Prevemos que informações adicionais estarão disponíveis à medida que este trabalho for concluído e analisado pelas agências reguladoras.
As informações atuais suportam as seguintes conclusões para todos os respiradores de partículas da peça facial de filtragem da 3M:
Para informações adicionais, visite: