"Fiz um estágio como assentador de pavimentos na empresa do meu tio e gostei tanto que decidi que ia ser a minha carreira".
"Fiz um estágio como assentador de pavimentos na empresa do meu tio e gostei tanto que decidi que ia ser a minha carreira".
"Fiz um estágio como assentador de pavimentos na empresa do meu tio e gostei tanto que decidi que ia ser a minha carreira".
Stefan, de 24 anos, é um assentador de pavimentos italiano cujo objetivo principal é levar para casa a medalha de ouro da competição EuroSkills™ deste ano. Em 2012, ele participou na competição nacional, onde passou cada teste com distinção. Este ano, quer comparar o seu talento contra os melhores da Europa. Ele está muito agradecido pelas oportunidades que a competição EuroSkills lhe proporcionou e pretende ser um mentor no futuro. "Adoraria orientar concorrentes novos e ajudá-los com o que aprendi nas minhas experiências".
"Quero ganhar. É tão simples quanto isso".
Em 2012, o Stefan participou e venceu o Landesmeisterschaft de Südtirol. Depois disso, obteve a quarta classificação num Campeonato Europeu que teve lugar na República Checa. Este ano, o seu objetivo é a vitória. "Devido à minha habilidade, precisão e dexteridade, acho realmente que posso ganhar. Tenho um formador excelente, que encontrou a abordagem adequada para me ensinar. E, como é óbvio, tenho os meus amigos e a minha família. O apoio deles ajuda-me a manter-me concentrado".
"Tenho um formador excelente, que encontrou a abordagem adequada ao ensino. Estou a aprender imenso com ele e melhorei definitivamente com as nossas sessões de formação".
Para se preparar para a competição EuroSkills, o Stefan encontra-se duas a três vezes por semana com o Andreas, o seu mentor. Eles praticam com o exemplo que também será utilizado em Gotemburgo. O Stefan experimenta sozinho e, em seguida, avalia o trabalho efetuado com o seu mentor. "Em conjunto, avaliamos o meu trabalho, os erros que cometi e como posso evitá-los".
"Durante a formação, o Stefan está a efetuar as suas tarefas de forma muito responsável mas, por vezes, ele trabalha demasiado depressa e o resultados não têm a precisão que deveriam ter. Por este motivo, as nossas sessões de treino estão agora concentradas na habilidade e na precisão".
Andreas, o mentor do Stefan, tem extrema confiança no seu aluno. Devido aos excelentes resultados obtidos em competições anteriores, ele espera que o Stefan seja um dos melhores concorrentes em Gotemburgo. Nas palavras do próprio Andreas: "É claro que ficaria extremamente satisfeito com uma medalha, mas também não queremos que o Stefan sinta tanto a pressão que não se consiga divertir em Gotemburgo. Ele sabe que está bem preparado e, visto que já tem 25 anos, a sua idade poderá ser uma vantagem adicional, porque ele já não se enerva facilmente".