Um estoma (também referido como uma ostomia) é uma abertura feita na parte frontal do abdómen durante a cirurgia, que desvia o conteúdo do trato gastrointestinal ou geniturinário para fora do corpo e é fixada à pele.
Os estomas têm um aspeto vermelho e húmido e podem ficar fora da pele por alguns centímetros, embora alguns estomas possam ficar nivelados com a pele. Os locais dos estomas são ricos em vasos sanguíneos e podem sangrar facilmente em caso de impacto. Caso contrário, não deveriam causar dor ou desconforto ao doente.
As lesões cutâneas periestomais referem-se às lesões ocorridas à volta do estoma. Enquanto são feitos todos os possíveis para prevenir úlceras e outras doenças, também deve dar-se atenção à prevenção de todos os tipos de lesões cutâneas evitáveis, incluindo as lesões cutâneas periestomais.
A pele à volta de um estoma pode ficar danificada, quer devido a adesivos quer por exposição à urina e fezes, como resultado de um vazamento do saco.
Dermatite de contacto irritante periestomal (PICD)
A PICD ocorre devido à exposição da pele a urina e fezes. Ao longo do tempo o estrato córneo torna-se mais suave, mais permeável e o pH da pele perde a sua acidez normal necessária para manter a função de proteção e regeneração da pele: um estado alcalino. As enzimas digestivas proteolíticas e lipolíticas estão presentes em grandes quantidades em fezes líquidas e causam lesões diretas na pele através da inflamação. Estas lesões são semelhantes às lesões causadas pela dermatite associada à incontinência (DAI). As fezes provenientes do intestino delgado (por exemplo, a partir de uma ileostomia ou jejunostomia) são ricas nestas enzimas.
Lesões cutâneas relacionadas com adesivos médicos (MARSI)
Quando um adesivo é removido da pele, as camadas de células da epiderme também são removidas. Se forem removidas várias camadas e a pele não tiver tido tempo suficiente para regenerar nova epiderme, o estrato córneo fica danificado, com as camadas mais profundas da epiderme expostas e função de proteção comprometida. O desprendimento das células epidérmicas é o termo utilizado para descrever a delaminação (separação) das camadas da epiderme ou o descolamento de toda a epiderme da derme. Isto é mais comummente associado a:
Sugestões para prevenir uma lesão cutânea periestomal
É essencial que a pele à volta do local de um estoma fique protegida contra os efeitos potencialmente irritantes e exfoliantes de fluidos corporais e adesivos.
A aplicação do Protetor cutâneo não irritante 3M™ Cavilon™ num local periestomal fornece proteção duradoura contra enzimas e outros elementos nocivos, muitas vezes presentes no conteúdo intestinal ou efluente urinário/fecal1. O Protetor cutâneo não irritante Cavilon também protege a pele contra o trauma que causam os adesivos2 causados pela aplicação e remoção frequentes dos sacos de ostomia. O Protetor cutâneo não irritante Cavilon é ideal para utilização nos locais de colostomia, urostomia, traqueostomia e gastrostomia. Também pode ser utilizado em peles escoriadas ou gretadas.
O Protetor cutâneo não irritante Cavilon está disponível sob a forma de toalhetes de 1 ml práticos e discretos. Cada toalhete proporciona uma proteção suave, mas eficaz graças à sua fórmula sem álcool respeitando a delicada pele periestomal. O Protetor cutâneo não irritante Cavilon pode ser utilizado durante a alteração do dispositivo para proteger as lesões cutâneas dos doentes relacionadas com os adesivos e prevenir ou tratar lesões cutâneas.
Encontre as respostas às perguntas mais frequentes sobre 3M Cuidados de saúde
Junte-se à 3M Health Care Academy e aumente os seus conhecimentos médicos
Se tiver alguma questão a colocar sobre um produto ou serviço 3M Cuidados de saúde, contacte-nos
Encontre as Instruções de Utilização (IFU) para aceder facilmente aos documentos de produtos de saúde específicos da 3M.